Monitoramento de redes, servidores e serviços

Solução pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade de serviços.

Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade de serviços. A arquitetura Zabbix e a flexbilidade dos módulos permitem que a ferramenta seja utilizada para o monitoramento convencional (vivo/morto on/off), acompanhamento de desempenho de aplicações, análise de experiência de usuário e análise de causa raiz em ambientes complexos, através do servidor Zabbix e as regras de correlacionamento.

A ferramenta de monitoramento de redes Zabbix oferece uma interface 100% Web para administração e exibição de dados. Os alertas do sistema de monitoramento Zabbix podem ser configurados para utilizar vários métodos de comunicação, como SMS, e-mail e abertura de chamados em sistemas de helpdesk. O sistema permite ainda que ações automáticas como, por exemplo, restart de serviços sejam executados a partir de eventos.

O Zabbix permite monitoramento agentless (sem agentes) para diversos protocolos e conta com funções de auto-discovery (descoberta automática de itens) e low level discovery (descoberta de métricas em itens monitorados). Os principais módulos do sistema de monitoramento Zabbix são:

Zabbix server

O servidor Zabbix coleta dados para o monitoramento sem agentes e de agentes. Quando alguma anormalidade é detectada, alertas são emitidos visualmente e através de uso de sistemas de comunicação como e-mail e SMS. O servidor Zabbix mantém histórico dos dados coletados em banco de dados (Oracle, MySQL e PostgreSQL), de onde são gerados gráficos, painéis de acompanhamento e slide-shows que mostram informações de forma alternada.

Apenas o servidor Zabbix é obrigatoriamente instalado em sistemas Unix ou Linux.

Zabbix proxy

O Zabbix proxy coleta as informação de uma parte do parque monitorado e repassa para o Zabbix server. É um item essencial para uma arquitetura de monitoramento distribuído. O Zabbix proxy é muito útil para:

  • coleta assíncrona em redes distintas, onde não é possível a manutenção de regras de roteamento e firewall para cada host monitorado;
  • trabalhar como ponto de resiliência nos casos de instabilidade nos links entre redes distintas (WAN);
  • diminuir a carga do Zabbix server.

Zabbix agent

O agente Zabbix é instalado nos hosts e permite coletar métricas comuns – específicas de um sistema operacional, como CPU e memória. Além disso, o agente Zabbix permite a coleta de métricas personalizadas com uso de scripts ou programas externos permitindo a coleta de métricas complexas e até tomada de ações diretamente no próprio agente Zabbix.

Há agentes Zabbix disponíveis para Linux, Solaris, HP-UX, AIX, FreeBSD, OpenBSD, OS X, Tru64/OSF1, Windows NT, Windows Server, Windows XP e Windows Vista.

O que é Monitoramento?

Monitorar é observar, analisar e ficar atento aos possíveis sinais de que algo não está normal. Em tecnologia da informação, “não estar normal” pode indicar indisponibilidade de uma ou mais partes de um sistema ou mesmo uma lentidão ou diminuição na qualidade de serviços percebida pelos usuários ou clientes. Estar pronto para ação, ou mesmo agir antes de algo acontecer, são resultados de um bom ambiente de monitoramento de redes, servidores e serviços. Além disso, os dados históricos coletados por um bom sistema de monitoramento fornecem informações para que compras e upgrades sejam feitos de forma racional (Capacity Planning).

As ferramentas de monitoramento permitem que métricas sejam apresentadas de forma visual com gráficos e mapas. Informações como consumo de banda, CPU, memória, ou tempo de consultas do banco de dados, podem ser rapidamente visualizadas, tanto com dados instantâneos como para dados históricos. Um bom sistema de monitoramento de redes permite a criação de alertas para eventos de anormalidade e também permitem correlacionar sintomas com itens de infraestrutura.

Outra característica de um bom sistema de monitoramento é que ele deve ser suficiente para atender as mais diversas equipes, ambientes e necessidades, de modo a evitar que múltiplas ferramentas sejam usadas, dificultando correlações e tornando o ambiente ainda mais complexo.

Sobre o protocolo SNMP

SNMP (“Simple Network Management Protocol” ou “Protocolo Simples de gerenciamento de redes”) é o protocolo padrão para monitoramento e gerenciamento de redes. Na prática, é o protocolo mais usado para saber o que acontece dentro de ativos de redes e serviços.

O SNMP foi criado para facilitar o monitoramento e gerenciamento de redes permitindo que uma ferramenta de gerenciamento possa trabalhar com produtos e serviços de diversos fabricantes.

Em SNMP, o item a ser monitorado ou gerenciado é um agente. Quem consulta (GET) ou solicita modificações (SET) é um gerente. O agente também tem a função de gerar alertas (TRAP).

Sistemas de monitoramento de redes como HP Open View, IBM Tivoli, Nagios e Zabbix suportam SNMP nativamente para monitoramento e gerenciamento SNMP.

O sistema gerente pode usar estes alertas para gerar alarmes visuais ou usar ferramentas de comunicação como SMS e e-mail para avisar os responsáveis.

O agente SNMP, instalado no item a ser gerenciado, contempla uma tabela de informações que pode ser consultada ou modificada pelo sistema gerente. Desta forma, é possível, por exemplo, consultar como está o tráfego de rede em determinada porta de um switch ou qual o estado de memória em uma máquina Java.

Para que esta consulta possa ser feita, o gerente tem que conhecer as informações que podem ser obtidas do agente SNMP. Isso é garantido pelo uso de algo semelhante a um dicioário de dados: MIB e OID. A MIB é base de informações de gerenciamento e um OID é o identificador único dentro da MIB.

O OID de um dispositivo ou seviço está dentro de uma hierarquia inscrita em Iana.org. Esta hierarquia reserva “pedaços” da árvore para fabricantes e instituições que podem usar os identificadores para uso em SNMP. Como curiosidade, os OID usados em LDAP usam a mesma hierarquia.

O que pode ser monitorado pela solução Zabbix

  • Qualidade de links, conectividade de redes;
  • Utilização de banda;
  • Saúde e uso de ativos de rede (roteadores, switches, access points CISCO, Juniper);
  • Diversos sistemas operacionais como Windows, Linux, AIX, Solaris, HP/UX;
  • Serviços em execução como Apache HTTPD, SSH, FTP, CIFS, mensageria;
  • Servidores de aplicações Java como Weblogic, Websphere, JBoss, Tomcat e Jetty;
  • Servidores de aplicações .NET;
  • Parâmetros de performance de serviços (tempo em banco, tempo em rede).

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Se não encontrou a marca que precisa listada aqui, entre em contato conosco pelo tel (11) 4378-1112 ou pelo email contato@acronsoft.com.br. Ou ainda,

ATENÇÃO, NÃO ATENDEMOS REVENDAS!

Nosso atendimento especializado é EXCLUSIVO para clientes CORPORATIVOS.