Telefonia digital baseada em IP

Solução de PABX digital, totalmente gerenciável e muito mais econômica que a solução tradicional

O que é Asterisk?

Asterisk é um framework open source para construção de aplicações de comunicação. Asterisk transforma um computador comum num servidor de comunicação. Asterisk permite a criação de sistemas IP PBX, gateways VoIP, servidores de conferência e outra soluções customizáveis. É uma solução utilizada por pequenas e grandes empresas, call centers, transportadoras agências governamentais, no mundo todo. Asterisk é gratuito e de código livre.
Atualmente, existem mais de um milhão de sistemas de comunicação baseados em Asterisk, espalhados por mais de 170 países. Asterisk é utilizado por quase todas as companhias listadas na Fortune 1000. Mais frequentemente distribuídas por integradoras de sistemas e desenvolvedores, as soluções Asterisk podem se tornar a base para um sistema de telefonia empresarial completo, ou serem utilizadas para melhorar ou expandir o sistema já existente, ou ainda para ligar uma lacuna entre sistemas.

O que você pode fazer com Asterisk

Asterisk é um framework para criação aplicações e soluções de comunicação multi-protocolo, real-time. Asterisk está para aplicações de vídeo e voz em tempo real como o Apache está para aplicações web: a plataforma fundamental. Asterisk abstrai as complexidades de protocolos de comunicação e tecnologias, permitindo que você se concentre na criação de produtos e soluções inovadoras.

Você pode usar o Asterisk para criar aplicações de comunicação, coisas como sistemas de telefonia empresarial (também conhecidos como PBXs), distribuidores de chamadas, gateways VoIP e pontes de conferência. Asterisk inclui componentes de baixo e alto nível que simplificam significativamente o processo de criação destas complexas aplicações. Veja a seção Aplicações Asterisk para mais exemplos.

O canivete suíço da comunicação

Asterisk é atualmente utilizado como coração de muitas aplicações de comunicação. Enquanto os sistemas de telefonia empresariais (também conhecidos como IP PBXs) são os mais comuns, Asterisk inclui componentes que o permitem servir a uma extensa gama de soluções. As informações a seguir irão ajudá-lo a compreender como o Asterisk influencia algumas das aplicações mais comuns. Tenha em mente que estes são apenas alguns exemplos das milhares de coisas que têm sido construídas com Asterisk (links em inglês):

Máxima flexibilidade

Você pode se perguntar como um pacote de software simples pode servir a tantas funções diferentes. A chave está no design modular do Asterisk. Asterisk inclui centenas de componentes que podem ser combinados para construir coisas surpreendentes. Combine o canal SIP, o canal de interface PSTN e alguns scripts Dialplan e você tem um gateway. Altere o Dialplan para transformar chamadas de voz em uma sessão ConfBridge e você tem um servidor de conferências. Altere mais uma vez para guiar chamadas para caixas de correio de voz e você tem um servidor de voicemail. Amarre isso tudo junto e você terá um sistema de telefonia maravilhosamente poderoso.

Potencial incrível

Com Asterisk, você tem o potencial para vincular as comunicações numa aplicação ou função de negócios. O objetivo máximo da comunicação unificada é criar capacidades de comunicação multi-modal dentro das aplicações em uso. Asterisk torna isto simples. Capacite sua automação de força de vendas ou sistema CRM usando o Asterisk Manager Interface. Liberte sua força de trabalho adicionando mobilidade e capacidades de trabalho remoto. Eleve a eficiência dos serviços a clientes e encante-os implementando callback baseado na web e enfileiramento inteligente.

Assista

uma introdução em vídeo (em inglês)

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86.000

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170 países

com instalações distribuídas

1.000.000

servidores worldwide

Fortune 500

uso esmagador

1.3 milhões

novos pontos a cada ano

O que é um PBX?

Também conhecido como um IP PBX, Systema Unificado de Comunicações ou systema de telefonia empresarial, um PBX atua como o sistema de comutação central para chamadas telefônicas dentro de uma empresa. Sistemas PBX gerenciam tráfego interno entre estações age como o porteiro para o mundo exterior. As iniciais PBX significam Private Branch Exchange (troca entre ramais privados), um termo antiquado para um sistema que evoluiu significativamente ao longo do último século.

Um PBX tracidional é composto de dois elementos chaves: linhas e estações. As linhas, também conhecidas como troncos, são conexões com a rede de telefonia comutadas pública mundial (PSTN) por meio de uma companhia telefônica. Estações são simplesmente telefones ou outros dispositivos como aparelhos de fax, modems e terminais de cartão de crédito.

A missão original do PBX era oferecer acesso compartilhado a recursos limitados. Ao invés de ter uma linha telefônica separada para cada telefone, uma empresa poderia compartilhar um pequeno conjunto de linhas entre um extenso conjunto de estações. Quando uma ligação chegava um operador perguntava a qual pessoa ou departamento deveria conectá-la. Quando alguém internamento precisava fazer uma ligação, o operador conectava o solicitante a uma linha disponível. Frequentemente estes primeiros sistemas eram chamados de “switchboards”.

Ao longo do tempo, os operadores foram substituídos por sistemas eletromecânicos e posteriormente por sistemas eletrônicos para gerenciamento do acesso às linhas. Características adicionais foram agregadas para encaminhar automaticamente as chamadas recebidas, para permitir a transferência de ligações entre estações e para permitir ou negar chamadas baseadas em diversas regras. Sistemas adjuntos foram adicionados para mensagem de voz, chamada em espera e outros serviços de valor agregado.

Atualmente, um sistema de telefonia empresarial é muito mais que um simples switch/comutador. Tecnologias adjuntas como atendimento automatizado, mensagens de voz, chamada em espera e conferência se tornaram características padrão. Telefones analógicos básicos e digitais estão dando lugar a telefones IP. Conectividade agora está disponível através da Internet sob a forma de troncos SIP ou outros serviços VoIP.

Quando os PBXs foram desenvolvidos originalmente, chamadas de telefonia fixa eram as únicas formas de comunicação eletrônica disponíveis. Hoje, o cenário das comunicações foram expandidos para incluir email, mensagem instantânea, vídeoconferência, compartilhamento de desktop, SMS e telefonia móvel. Comunicações unificadas é um termo amplo que descreve o processo de fusão e integração de todas essas tecnologias com os processos de negócios. Comunicações unificadas objetivam aumentar a eficiência enquanto simplificam o gerenciamento.

Asterisk como solução PBX

Asterisk foi originalmente criado como uma engine para um sistema PBX (de fato, muitos se referem a ele como Asterisk PBX) e inclui todos os componentes necessários para construir um sistema de telefonia empresarial poderoso e escalável. Isto inclui features avançadas que normalmente tem um custo extra: coisas como voicemail, atendimento automatizado, chamado em espera, ponte de conferência, parking, paging e chamadas de intercomunicação.

Asterisk é agnóstico quanto a tecnologia e protocolo, o que significa que você pode conectá-lo ao mundo externo usando VoIP tecnologias telefôncias tradicionais. Isso também significa que você pode usar virtualmente qualquer telefone IP padrão; Asterisk inclui drivers para SIP e outros protocolos.

Asterisk é à prova de futuro. Ao contrário dos sistemas de telefonia tradicionais que geralmente são atualizados com muito esforço e custo, Asterisk continua evoluindo. Sistemas de telefonia baseados em Asterisk tem melhorias significativas a cada ano conforme novas features são acrescentadas.

Características chave do PBX

Se você está procurando um PBX, eis algumas features que precisam estar inclusas:

  • VoIP Ready: o mundo está se distanciando das linhas PSTN legadas na direção do VoIP. Certifique-se de que seu PBX suporta estações IP (telefones) e troncos IP (serviços). SIP é o padrão atual, então cuidado para não comprar um sistema de telefones que não ofereçam suporte a este padrão.
  • Mensagem de Voz: foi-se o tempo em que email de voz era um add-on opcional. É a aposta atual. Procure por PBXs que possam encaminhar mensagens de voz para seu email como anexos. Se possível, procure por telefones IP que ofereçam suporte a vídeo para as mensagens gravadas.
  • Mobilidade: muitas empresas possuem ao menos alguns colaboradores que passam a maior parte do seu tempo fora do escritório visitando clientes e fornecedores. Garanta que seu PBX ofereça suporte a features de mobilidade como Find Me / Follow Me, ramais IP remotos e convergência fixa/móvel.
  • Conferência: uma das melhores maneiras de reduzir os custos de viagens é a teleconferência. Garanta que seu sistema de telefonia possuam suporte nativo a conferência multi-party real (não apenas o básico da chamada a três).
  • Relatórios: se você não consegue medir, não pode gerenciar. Certifique-se de que o PBX que você escolher inclui features básicas de relatório de histórico de chamadas.

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