7 etapas simples para manter seu laptop seguro

19 · 01 · 21

O crescimento da Internet na década de 1990 introduziu novas possibilidades e gerou novos setores de mercado, mas também trouxe novos desafios para a conectividade. Toneladas de spam começaram a se infiltrar nas contas de e-mail, e os vírus de computador devastaram as redes comerciais.

Hackers passaram a realizar ataques a computadores buscando dados pessoais e corporativos, enganando seus usuários para revelar informações privadas para roubar e extorquir, como segredos comerciais, credenciais de contas bancárias e até identidades das pessoas.

Algumas das razões pelas quais os hackers invadem computadores

  • Crimes financeiros

Todos nós já ouvimos a clássica história de alguém que verifica o extrato do cartão de crédito, apenas para descobrir transações que não fez. Essas transações falsas geralmente são o resultado de hackers roubando seus números de cartão de crédito, verificando informações de contas ou obtendo acesso a outros dados financeiros.

  • Vandalismo

Hacking tem sua própria subcultura, então alguns hackers podem querer vandalizar certos sites apenas para exibi-los para outros hackers. Não cometa o erro de não levar a sério essa motivação, esse tipo de ataque é bastante comum e muitas vezes começa a partir de dados roubados de computadores.

  • Espionagem corporativa

A espionagem já existia muito antes da era da internet, e o hacking tornou a espionagem mais acessível para as pessoas comuns. Com grande parte do mundo constantemente conectado à Internet, uma empresa pode invadir os dispositivos de outras organizações para roubar suas informações e usá-las para construir uma vantagem competitiva injusta.

A maioria das empresas depende dos computadores para rastrear suas finanças, solicitar e manter estoque, conduzir campanhas de marketing e relações públicas, conectar-se com clientes, participar de mídias sociais e realizar outras operações críticas. Mesmo assim, continuamos a ouvir falar de violações maciças de computador, mesmo em corporações gigantes com medidas de segurança robustas em vigor.

Protegendo seu dispositivo

Aqui estão algumas etapas rápidas e fáceis que você pode seguir para aumentar a segurança do seu laptop.

1. Configura uma senha para fazer login

A etapa mais importante para proteger seu laptop e impedir que outras pessoas acessem seus arquivos sem permissão é exigir uma senha de login. Certifique-se de criar uma senha que seja difícil de adivinhar, portanto, não use sua data de nascimento ou o nome de uma pessoa querida.

2. Use um protetor de tela protegido por senha

Para garantir que as pessoas não possam entrar e espionar se você tiver deixado seu laptop sem supervisão por alguns minutos, certifique-se de que o protetor de tela seja iniciado automaticamente e exija uma senha para sair.

3. Criptografe seu disco rígido

Proteger seu laptop com uma senha não é suficiente para impedir que um invasor acesse seus arquivos. Se o seu laptop for roubado ou se o invasor tiver muito tempo, ele pode remover o disco rígido e ler os arquivos diretamente. Para evitar isso e proteger seus dados de ataques físicos, criptografe o disco rígido do seu laptop.

4. Faça backup de seus dados

De ataques de ransomware a laptops roubados, o backup de seus dados é essencial para garantir que você não perderá o que é caro. Você pode ir com um backup local ou um backup na nuvem.

5. Mantenha seu sistema e software atualizados

A melhor maneira de manter o seu laptop livre de malware é não baixar coisas aleatórias e manter o software atualizado. Softwares modernos têm atualização automática habilitada por padrão, mas você ainda precisa reiniciá-los de vez em quando. Certifique-se de ativar a atualização automática para seu sistema operacional e aplicativos para obter os benefícios dos patches de segurança mais recentes.

6. Instale o software antivírus e anti-spyware

Os vírus e malware de computador estão por toda parte. Programas antivírus protegem seu computador contra códigos ou softwares não autorizados que podem ameaçar seu sistema operacional. Os vírus podem ter efeitos fáceis de detectar, por exemplo, eles podem tornar seu computador lento ou excluir arquivos importantes, ou podem ser menos visíveis.

O software antivírus e anti-spyware desempenham um papel importante na proteção do seu sistema, detectando ameaças em tempo real para garantir a segurança dos seus dados. Alguns programas avançados fornecem atualizações automáticas, protegendo ainda mais sua máquina contra os novos vírus que surgem todos os dias.

Depois de instalar um programa antivírus e anti-spyware, não se esqueça de usá-lo. Execute ou agende verificações regulares para manter seu computador livre de ameaças.

7. Use criptografia

Mesmo se os cibercriminosos obtiverem acesso à sua rede e arquivos, a criptografia pode impedi-los de acessar qualquer uma dessas informações. Você pode criptografar seu disco rígido que contenha informações confidenciais e usar uma VPN para criptografar o tráfego da web. Compre apenas em sites criptografados, você pode identificá-los imediatamente pelo “https” na barra de endereço, acompanhado por um ícone de cadeado fechado.

Proteger todos os seus dispositivos, incluindo seu telefone celular, tablets e computadores domésticos são maneiras de proteger suas informações. Executar algumas etapas simples pode ajudar muito a proteger sua privacidade e tornar seu laptop mais seguro.

Segurança e conectividade com a linha de laptops Dell Vostro

Quando os negócios vão além do escritório é preciso tomar a decisão certa para garantir a nossa proteção. A linha Dell Vostro permite a conectividade segura de praticamente qualquer lugar, a qualquer hora. Maximizando a produtividade e o tempo de atividade.

A família Dell Vostro é a única linha de laptops especificamente projetada para atender às necessidades das empresas que buscam por um ambiente altamente confiável.

Recursos de segurança aumentados

Aproveite os recursos de segurança aprimorados para e-mail, acesso à Web e proteção de dados, incluindo estas opções:

  • Priorize a privacidade: o novo obturador de privacidade garante que ninguém possa ver você enquanto a webcam HD não estiver em uso.
  • TPM 2.0: O Trusted Platform Module 2.0 é um chip de segurança de nível comercial instalado na placa-mãe que cria e armazena senhas e chaves de criptografia. Ele verifica se o computador não foi adulterado antes de inicializá-lo e protege seus dados contra ataques de software externos.
  • Simples e seguro: o leitor de impressão digital opcional com Windows Hello permite que você faça login de forma fácil e segura com apenas um toque.

Qualquer que seja o dispositivo Dell Vostro que você esteja procurando, os especialistas da Acronsoft estão à disposição para ajudar. Como parceiros da Dell, temos todas as informações que você precisa sobre a linha Vostro e seus acessórios, portanto, quer você tenha uma empresa de longa data ou apenas começando, estamos aqui para ajudar.

Sobre a Acronsoft

Acronsoft Soluções em Software & Hardware é uma empresa que já nasceu grande nos objetivos e na qualidade dos produtos e serviços que oferece.

Atuamos no mercado de Tecnologia da Informação desde 2002. Fornecemos soluções de Software, Hardware, Infraestrutura de TI, além de Desenvolvimento de Sistemas e Projetos Web.

Nossa missão é vender software e hardware para pequenas e médias empresas bem como para grandes corporações, de maneira a suprir com qualidade de atendimento e produtos às suas necessidades de qualquer tamanho e a buscar sempre um relacionamento duradouro e de confiança.

Temos parcerias consolidadas com os principais distribuidores do mercado. Garantimos desta forma, segurança, grande variedade de produtos e excelentes oportunidades de negociação.

Além disso, nossos colaboradores são técnicos certificados e profissionais de análise e desenvolvimento de software, profissionais de marketing e vendas, integralmente focados em suprir necessidades e no atendimento com excelência absoluta.

 

Precisa de ajuda com o TI da sua empresa?

Entre em contato e solicite sua cotação. Estamos prontos para ajudá-lo!

Posts Relacionados

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.