6 requisitos para escolher uma nova plataforma de segurança de endpoint

10 · 08 · 20
O sistema operacional normalmente inclui muitos recursos de segurança nativos, mas esses recursos não são suficientes para proteger as organizações empresariais de ataques cibernéticos modernos, que continuam a crescer em número e complexidade.

Com isso em mente, muitas equipes de TI recorrem a ferramentas de segurança de endpoint para proteger seus equipamentos gerenciados. Uma plataforma de segurança de endpoint pode proteger todo o conjunto de desktops de uma organização, muitas vezes junto com outros sistemas operacionais e tipos de dispositivos, para evitar que hackers explorem os endpoints.

Uma plataforma abrangente de segurança de endpoint inclui uma ampla gama de recursos para mitigar riscos para um dispositivo e seus dados. Essas ofertas oferecem proteção contra malware e ransomware, lista restrita de aplicativos, gerenciamento de patches, análises inteligentes, detecção de anomalias, proteções de web e email, criptografia de dados e uma variedade de outras proteções.

As plataformas de segurança de endpoint modernas tornaram-se tão abrangentes que é difícil para os departamentos de TI saber qual é a certa para cada organização.

Mesmo assim, uma plataforma de qualidade deve atender a certos requisitos de segurança de endpoint para proteger efetivamente os desktops atuais. Existem seis recursos que os administradores de TI devem considerar como requisitos para sua plataforma de segurança de endpoint.

1.  Exploração e proteção contra ameaças

A proteção contra exploit e ameaças é uma categoria ampla que aborda riscos como malware, ransomware, spyware, vírus, ameaças de dia zero e qualquer outro tipo de software de exploração.

Por exemplo, uma plataforma de segurança pode realizar varreduras que visam vulnerabilidades conhecidas de aplicativos e sistemas operacionais e isolar qualquer coisa que encontrar.

Em geral, as ferramentas de segurança de endpoint devem ser capazes de detectar e bloquear proativamente qualquer tentativa de comprometer uma área de trabalho do computador ou seus dados.

2.  Proteção de rede

Uma plataforma de proteção de endpoint eficaz deve proteger um dispositivo além de suas próprias fronteiras para mitigar as ameaças antes que elas atinjam o próprio dispositivo.

Um bom exemplo desse tipo de segurança são as proteções de navegador que evitam que os usuários acessem sites mal-intencionados ou não autorizados. Algumas plataformas também podem oferecer gateways de e-mail para bloquear mensagens suspeitas ou fornecer firewall e prevenção de intrusão.

3.  Proteção de aplicativo

Os aplicativos executados em uma área de trabalho do computador costumam ser tão suscetíveis a ameaças de segurança quanto o sistema operacional. Por esse motivo, muitas plataformas de segurança incluem recursos de gerenciamento de patch que mantém automaticamente os aplicativos de endpoint atualizados.

Algumas plataformas também fornecem recursos de denylisting e allowlist de aplicativos e funcionalidade de contenção que coloca software malicioso em quarentena. Além disso, algumas plataformas de segurança de endpoint oferecem suporte à proteção de aplicativos para reduzir a superfície de vulnerabilidade.

4.  Proteção de dados

A proteção de dados é um requisito de segurança de endpoint essencial para uma plataforma eficaz. Ajuda a evitar que dados confidenciais sejam comprometidos, seja por violações, descuido ou outro comportamento.

Por exemplo, algumas plataformas podem fornecer criptografia de disco completo ou criptografar todo o tráfego da web. Eles também podem oferecer gerenciamento seguro de senha, monitoramento de atividade de arquivo ou outros controles de dados que evitam vazamentos e aumentam a segurança dos dados.

5.  Inteligência e análises

As plataformas de segurança de endpoint estão cada vez mais inteligentes à medida que incorporam IA , aprendizado de máquina e outras tecnologias de computação avançadas. Essas tecnologias permitem que as plataformas de segurança executam análises sofisticadas.

Elas também possibilitam que a TI implementa recursos como monitoramento de comportamento, detecção de anomalias baseada em aprendizado de máquina, detecção de malware de aprendizado profundo, análise forense e análise de causa raiz.

6.  Gestão centralizada

O último requisito de segurança de endpoint que as equipes de TI devem procurar é a implantação rápida e fácil.

Os administradores de TI também devem ser capazes de gerenciar a plataforma a partir de um portal centralizado que ofereça suporte a recursos como detecção de endpoint, registro over-the-air, perfis padrão, gerenciamento de patch centralizado, geração de tíquetes de suporte e capacidade de enviar links de instalação para usuários remotos.

Além disso, os administradores devem ser capazes de identificar e responder facilmente a ameaças potenciais ou incidentes reais.

Neste admirável mundo novo de acesso remoto e transformação digital, as equipes de TI precisam repensar suas tecnologias e abordagens para a segurança do terminal. Na maioria das organizações, não há mais um perímetro a ser protegido, em vez disso, cada dispositivo se torna um perímetro em si mesmo.

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